sábado, 16 de outubro de 2010

É possível amar a mesma pessoa pra sempre?



As pessoas banalizaram muito o amor. Todo mundo ama todo mundo, ou pelo menos é o que dizem. Hoje em dia, crianças de 13 anos começam a namorar, dizem que se amam e depois de duas semanas já acabaram o namoro e iniciaram outro.  Chegam aos 20 já tendo amado tudo. Ou nada.

O grande problema é que esse sentimento não é mais levado a sério como antes e as pessoas não sabem separar amor de paixão. Não tem porquê perguntar se é possível amar alguém pra sempre. O amor em si já é eterno, se alguém diz que ama, não deveria acreditar que é pra sempre? Por mais que nutramos um sentimento especial por uma pessoa, se esse relacionamento acabou, não acredito que tenha sido amor, a não ser que mesmo com o rompimento, o amor continue existindo entre os dois ou em uma das partes.

Claro que somos diferentes e muitos não conseguem – ou não querem – permanecer apenas com uma pessoa a vida inteira, isso é paixão. Um bom exemplo é um dos meus cantores e compositores preferidos, Vinícius de Moraes, que vivia de paixões e expressou isso muito bem em Soneto da Fidelidade:

“Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure”

Ele mesmo já sabia que esse amor não seria pra sempre, que era fogo de palha, mortal. O que precisava era viver essa paixão intensamente até que se desvanecesse e, então, partir pra outra.

Só não concordo com o “amor” de “do amor (que tive)”, mas isso vai de pessoa pra pessoa. O que eu escrevo aqui não necessariamente está correto, talvez eu que tenha nascido na época errada mesmo. Não consigo me ver amando alguém por um tempo determinado e depois deixar de amar e passar a sentir o mesmo que sentia antes por outra pessoa. Ou eu amo ou não amo. Amor não tem prazo de validade.

Passar a vida inteira com uma única pessoa também não quer dizer que elas se amam, pode ser mais por comodidade, pra não ter que ficar sozinho. O amor é muito mais do que simplesmente viver juntos ou fazer juras eternas. Duas pessoas podem se amar mesmo morando distantes; mesmo não vendo viabilidade alguma em unir-se a quem ama; e até mesmo casadas com outras pessoas (mas, claro, não significa que traiam os cônjuges em nome do amor por outro, acima de tudo, há o respeito).

O amor é o sentimento mais puro que alguém pode sentir por outra pessoa e é impossível defini-lo plenamente sem que caiamos na pieguice. O amor não tem como ser medido, nem comparado, e para finalmente entendê-lo, precisamos do privilégio de senti-lo. Senti-lo eternamente!

22 comentários:

  1. Concordo com suas colocações. O amor é algo complexo, mas ao mesmo tempo simples.
    O amor não acaba, acredito que ele mude, se aperfeiçoa com o tempo.
    Ou você ama ou não ama.

    ResponderExcluir
  2. Amar é um ato de decisão, como Jesus fez. Amar é compromisso de permanecer juntos, independente das circunstâncias. Amar não pode ser medido pelo sentimento, porque algumas vezes ele parece não existir. É claro que devemos buscar manter um relacionamento cheio de paixão, principalçmente quando permanecemos casados por tantos anos. O amor precisa de um lugar seguro para florecer. Saroca, continuo apaixonada pelo meu príncipe depois de 23 anos e esse amor só é possível por termos nos comprometido com Cristo em fazer que dar certo, principalmente pra vocês. Amo você de paixão!!!

    ResponderExcluir
  3. Somente o amor ágape é amor (dura a vida toda) o resto é lorota.
    Hoje, o que pinta por aí, é o amor eros (erótico), que só é bom enquanto existe; o ágape, é eterno.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Que belo texto, parabéns! Fico muito feliz quando encontro pensamentos assim, semelhantes aos meus.

    Consegui o privilégio de sentir amor verdadeiro em 2012. Não estou junto da pessoa amada, mas sei que a amo de verdade e que sempre a amarei. Tenho certeza disso como tenho certeza que respiro. rs :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Feliz com o texto. Maravilhoso e verdadeiro. Não é somente um ponto de vista,a verdade foi aqui dita.

    ResponderExcluir
  6. Feliz com o texto. Maravilhoso e verdadeiro. Não é somente um ponto de vista,a verdade foi aqui dita.

    ResponderExcluir
  7. Me sentia antiquada por pensar assim,q bom q não sou a única.

    ResponderExcluir
  8. Me sentia antiquada por pensar assim,q bom q não sou a única.

    ResponderExcluir
  9. Me sentia antiquada por pensar assim,q bom q não sou a única.

    ResponderExcluir
  10. Eu vou contar uma pequena história mas sem revelar a verdadeira identidade da pessoas envolvidas, não é corrente calma, é um relato meu.
    Meu nome é Maya, a dois anos estudava em outra escola, e no começo daquele ano eu conheci o Sam, a primeiro olhar ele era insignificante, mas eu queria ser amiga dele, algo me puxava pra ele, foi um começo de amizade complicada mas depois de um tempo nos tornamos grandes amigos, então eu comecei a gostar dele, e só Gabriel (da mesma sala) e Jade (outra escola, melhor amiga) sabiam, depois todos ficaram sabendo, ele inclusive...
    Quando chegou o final das aulas eu me despedia de todos pra mudar de escola, e eu pensava que aquela história ia acabar ali mas nas férias eu descobri que tudo aquilo era mais do que gostar, nos encontramos algumas vezes durante o ano, eu namorei,fiquei, mas ele continuava presente em mim, é algo complicado de explicar.
    Quando esse ano chegou, eu pude encontrar ele mais vezes, abraçar mais vezes, e era umas das melhores alegrias que sentia, dei vários presentes demonstrando carinho, desenhei ele, fiz poemas, canções, mas eu sempre dizia pra todos que ele era meu melhor amigo, ele é até hoje minha inspiração.
    Mas algo aconteceu, eu descobri que ele não me contava tudo, ele começou a ser frio comigo, e eu não sabia o que estava acontecendo, um amigo dele veio me contar o que ele estava fazendo, ele estava namorando duas meninas ao mesmo tempo, e foi em uma festa e ficou com varias outras, saber daquilo me abalou,e eu tive provas que tudo era verdade, nós paramos totalmente de se falar, ele mesmo falou que não se importava mais comigo, somos dois desconhecidos hoje em dia.
    Eu concordo quando diz que o amor é eterno, também acredito nisso, nunca tive nenhum relacionamento amoroso com ele,a Jade falava que iamos nos casar. Até hoje tenho a certeza que o que senti por ele foi algo mais puro do que nunca tinha sentido por algum menino, até hoje na verdade, e sinto que ele continuara nos meus pensamentos durante toda minha vida,porquê eu o amo.
    Ass: autor desconhecido

    ResponderExcluir
  11. Meu marido está preso. E o amo a cada dia mais. Ele é inocente. E estou a sua espera. E cou esperar o tempo q for.

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo plenamente com esse texto , pq pude em cada palavra estar presente ...
    Tenho um amor ,mora em outro Estado ,nos amamos plenamente ,porém não podemos ficar juntos ,aquele tipico amor impossível quando envolve religião , estilo Romeu e Julieta quando envolviam suas famílias ...
    Os anos passam e não consigo sentir por ninguém o que sinto por ele , o mínimo que pode acontecer é uma admiração por outro alguém ,mas amor , amor eu só sinto por ele ...

    ResponderExcluir
  13. pessoal como faço para entrar em contato com a Sara? não acho ela no facebook nem em lugar algum. quem puder me mande algo dela, meu whatsapp: (66) 9-8131-1126

    ResponderExcluir
  14. Quero contar um relato sobre mim por isso vou deixar no anônimo, quando eu tinha 5 anos me mudei e do lado tinha um vizinho do lado com a mesma idade vamos chama-lo de pedro, logo o tio dele que morava com ele virou meu padrinh. Enfim eu e o Pedro viramos amigos, nos brincávamos e tal e como era criança nunca senti nada mas não sei pq quando fiz 8 anos comecei a gostar dele eu lembro exatamente de como foi o momento, como se tudo tivesse parado, logo me confessei pra ele e ele aceitou namorar comigo(não sei pq) no dia seguinte comeveo a chorar no meu quarto com uma sensação de que sabia que era coisa de criança e logo iríamos nos separar (até hj fico chocada do pq eu chorei por isso sendo q era criança) mas guardei pra mim, nos "namoramos" por 1 ano aí elee largou pq disse que não queria me magoar pq não me amava desse jeito, fiquei abalada e me afastei aí ele se mudou mas como disse o tio dele é meu Padrinho então nos nunca deixavamos de se ver mas tentava não me aproximar.Depois de alguns anos eu tava com 13 e arrumei um namorado mas não amava então terminamos aí quem derrepente vejo na rua me gritando?! Sim o Pedro e aquele sentimento nunca tinha sumido aí nos aproximamos de novo e ele me levava e buscava todo dia na escola, nunca me sentir tão feliz passou alguns meses e ele parou de fazer isso, aí decidir chamar ele pra sair (eu já tava com 14 anos) nós saímos mas não deu certo e dormimos na casa do amigo dele e nesse dia ele me beijou (um primeiro beijo com ele já que quando namorávamos era criança e só dava selinho) e nesse dia ele disse que me amava e pedi pra ele repeti pq não tava acreditando mas ele falou nada aí no dia seguinte ele me beijou de manha e depois fingiu que nada aconteceu, aí depois de um tempoo eu já tava com 16 e decidir perder minha virgindade pra ele, e no dia seguinte ele fingiu que nada aconteceu e depois de uma semana arrumou uma namorada e depois terminou aí nos transou de novo e foi a mesma coisa e aí ficamos um tempo sem se falar pq denovo tava namorando, aí terminou e depois de um tempo saímos e se beijamos, a última vez que beijei ele foi no meu aniversário, eu tenho 18 anos e ate hj eu amo esse menino sem nem saber o pq, já tentei namorar outros mas nunca dá certo sempre tenho uma sensação de nojo e com ele é diferente. Por enquanto decidir me afastar de novo pq nao vejo isso dando futuro eu todos esses anos amei e amo mas nada acontece, por um tempo eu aceitei mas quero que ele me abrace e me toque... Não sei mais oq fazer

    ResponderExcluir
  15. Quem "amava" nunca amou! Amar é um verbo que não deveria ser conjugado no passado. O meu maior medo era um dia amar alguém e não ficar com essa pessoa, agora convivo com isso e é mais comum do que se pensa. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  16. Injusto, é tão injusto amar alguém e não ser amado da mesma forma,sei que temos nossas diferenças mas o amor está em todos, e mesmo assim não são todos que é justo.

    ResponderExcluir
  17. Me fiz essa pergunta hoje às quase 2h da madrugada, procurei resposta no lugar mais óbvio possível, o senhor Google, apesar do belo texto do qual deixo meus parabéns, fica dúvidas quanto ao seu surgimento. O amor é algo construído à partir da paixão, ou sentimento similar, ou é algo que a nossa consciência não consegue controlar, apenas sentir? (é uma pergunta retórica, mas adoraria ler opiniões ou novas reflexões!)

    ResponderExcluir
  18. Concordo com o texto. Achei q era só eu que pensava assim. Acredito que o amor verdadeiro exista, é que todos somos capazes de amar. Mas creio que nem todos terão o privilégio de viver esse grande amor. Eu sou uma dessas pessoas... Cabe a nós acostumarmos com a ausência da pessoa e adaptarmos nosso dia a dia. Com ou sem o grande amor ao lado, temos que seguir nosso caminho.

    ResponderExcluir