domingo, 3 de outubro de 2010

Lidando com a decepção.

Se existe alguma pessoa no mundo que nunca se decepcionou ou se frustrou com alguém, ela deveria se considerar uma felizarda. Quando alguém é muito importante para nós, por mais que elas dêem mancadas e não nos tratem da forma que deveriam, continuamos indo atrás delas, fazendo tudo para ajudá-las, sem nos importarmos em ter nossas ações valorizadas ou reconhecidas.

Entretanto, depois de um tempo, simplesmente cansamos. Às vezes digo pras minhas amigas que invejo a forma com que várias pessoas levam as amizades hoje em dia – de uma forma um tanto quanto fria e indiferente –, porque desse modo fica mais difícil sofrermos tanto com as decepções.

Só que, por mais que eu tente, não consigo ser fria. Sou que nem cachorro: o dono trata mal, não dá carinho, mas, mesmo assim, o cão vai sempre correndo abanando o rabo quando ele chega. O dono, então, não valoriza o cachorro, porque sabe que ele vai continuar ali, no matter what. O que o dono não percebe é que depois de passar muito tempo dando patada e não valorizando a amizade oferecida, o cãozinho se resguarda e desiste, vê que não vale a pena todo o sofrimento por alguém que simplesmente não merece o seu amor.

Acredito que nunca existe uma situação tão ruim que não haja um lado bom. Decepcionar-se com alguém não é, por sinal, tão ruim assim. Claro que ficamos tristes ao ver que muitas vezes alguém que estimávamos tanto não é tudo aquilo (ou não é absolutamente nada) que imaginávamos, mas é muito melhor se decepcionar agora a continuar se enganando e fazendo tudo por alguém que não merece nada. Antes tarde do que nunca!

Além disso, nessas frustrações da vida, acabamos vendo quem realmente merece nosso amor e nossa amizade. Pessoas que antes não sabíamos serem tão importantes assim, pessoas que pensávamos não se importarem tanto conosco, mas que nos momentos difíceis e de desilusões, elas nos apóiam e não se acovardam em falar o que pensam, mesmo que isso signifique afastamento por parte de alguns.

Tudo o que posso dizer agora é que se enganar em relação a alguém não é o problema. O problema é quando vemos que estamos nos enganando, mas fechamos os olhos para isso. Quando não tomamos uma atitude, deixamos de valorizar quem realmente merece e continuamos sendo trouxas, fazendo tudo por alguém que não fez, não faz e não fará nada por nós.

Não há situação tão ruim onde não se possa tirar proveito ou lição!

5 comentários:

  1. Acredito que estamos sempre sujeitos a provocarmos ou sofrermos decepções, a questão é seguir em frente da melhor forma possível, lembrando que independente de qualquer
    coisa (e aproveitando o gancho do seu último texto), Deus não nos decepciona!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Frustração está proporcionalmente ligada a ambição, ou seja quanto maior a ambição maior pode ser a frustração. É por isso que eu não espero nada das pessoas e nem me aproximo muito delas, pois quando menos espera levo um chute na bunda. Fico um pouco chateado, mais se o chute for somente na canela já é lucro.

    ResponderExcluir
  3. Frustar ou ter frustações faz parte da vida e é necessário para aprendermos a reconhecer uma verdadeira amizade, quem deve fazer parte de nossa intimidade e conhecer nossas fragilidades. Mas apesar disso, não há motivo de se fechar e não investir nas amizades presentes ou futuras, aliás, com certeza elas serão melhores, bem melhores. Já dizia o velho e sábio Nicolau: " Bom só Deus"! Esse nunca nos decepcionará! Te amo e meu desejo é que nossa amizade possa prevelecer em qualquer situação.

    ResponderExcluir
  4. Sara, tudo que tu estas passando, podes ter ceteza.. muitas pessoas já passaram! Mas com o tempo superamos, mesmo sendo dolorido e ficarmos lembrando dos bons momentos que passamos com pessoas que pouco se importavem conosco, mas eram "nossos amigos". Tenho certeza que tu vai superar essa "fase" e que nós (tu sabe a quem me refiro) estaremos sempre do teu lado! Beijão minha amiga! :D

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez Sara, tu teve a capacidade de falar tudo que estava pensando e mais uma vez na hora certa, acho que o mais chato é quando você se decepciona com uma pessoa mas sabe que ela não o fez de propósito nem nada disso, que simplesmente aconteceu...essas são as piores pra se recuperar. Mas não há nada que não possa ser superado, é só dar tempo ao tempo e tudo tratará de se encaminhar pros rumos certos, né não? =)

    ResponderExcluir