quinta-feira, 25 de março de 2010

E eu com o “global warming”?

Nunca acreditei no aquecimento global. Sempre me pareceu uma grande história de carochinha dos cientistas que não conseguem encontrar nada de interessante em suas pesquisas e resolvem se divertir com nossa ignorância, através de sua lábia científica.

Há quem diga que tudo isso começou para reeleger o ex-vice-presidente americano Al Gore. Se isso é verdade, não sei. Só sei que esse homem é uma verdadeira piada pra mim, principalmente depois de ganhar o Prêmio Nobel da Paz, que também é outra piada, levando em consideração que até um assassino terrorista como o Yasser Arafat também ganhou.

A mudança climática é algo completamente natural. O mundo, agora, passa por um processo de resfriamento, não de aquecimento. Prova disso são estudos realizados no Oceano Pacífico que, do período de 1977 a 1998, passou por um processo de aquecimento, mas que, desde o ano seguinte, começou a esfriar. Estima-se que isso perdure por 20 anos[1].

Mudança climática é algo natural e inerente não só à Terra, mas também aos demais planetas. O mundo passa por mudanças climáticas desde sempre. Até a era glacial é algo que vai e volta. E nas suas primeiras aparições, tenho certeza que não tinham humanos aumentando o efeito estufa por assistirem à televisão ou por realizarem um rally nos finais de semana com seus Trollers.

É possível encontrar vários artigos e textos sobre a farsa do aquecimento global, portanto, não irei escrever sobre isso aqui, até porque não foi isso o que me estimulou a falar sobre esse assunto.

Ontem, na aula de inglês, lemos um pequeno informativo sobre o Earth Hour 2010[2]. Pra quem não sabe o que é, é uma ação organizada pela WWF, onde várias pessoas, voluntariamente, optam por desligarem as luzes de suas casas, empresas e afins por uma hora. Isso acontece uma vez por ano.

Talvez por meu ceticismo, ignorâncio ou, quem sabe, pelo simples prazer em ser a do contra, considero essa ação inútil. As a matter of fact, talvez tão inútil quanto tentar ensinar plural ao Lula.

Uma pessoa que vive comendo junk food resolve fazer, anualmente, o dia saudável. Nesse dia ela só vai comer comida orgânica. Isso vai ajudá-la em que? Um dia representa 0,27% de um ano inteiro. Isso é um dia. Imagina uma pessoa que vai desligar as luzes por uma hora. Uma hora em um ano de 365 dias. Qual o sentido nisso? Eu, sem me interessar pelo assunto nem ser, muito menos, uma ativista, acabo ajudando muito mais o meio-ambiente através das minhas ações diárias do que me abstendo de usufruir da minha energia por uma simplória uma hora do meu ano.

Pessoas fazem tanto alarde sobre o aquecimento global e inventam cada atividade excêntrica para minimizá-lo que acabam por não serem mais levadas a sério. Eu já não os levo há séculos.

Bueno, lo siento, mas não vou perder uma hora da minha noite por uma causa em que nunca acreditei.


[1] http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/2298-cientista-diz-que-aquecimento-farsa
[2] http://www.earthhour.org/Homepage.aspx?intro=no

3 comentários:

  1. Simplesmente fenomenal seu artigo! Concordo em tudo que vc escreveu, principalmente em relação ao assassino que ganhou o prêmio nobel (faço questão de iniciar o vocábulo com letra minúscula) e ensinar o Lula a pronunciar o "s".
    Efeito estufa é coisa de pseudo ambientalista.
    Do pai.

    ResponderExcluir
  2. Usar o efeito estufa como agenda política realmente é coisa de pseudo-ambientalista. Esse pessoal é conhecido por "melancias": verde por fora e vermelho por dentro.

    Excelente artigo, saroca.

    ResponderExcluir
  3. huahauhauhauhauhau essa é a sara que eu conheço! sempre indo de encontro as minhas convicções. Tenho que admitir que sinto falta das nossas discussões no segundo ano, eram construtivas. Concordo contigo quanto tu fala que a maioria que adere a hora global não ajudam, boa parte deles são "posers" que fazem isso só pra dizer que fazem algo. Assim como aqueles que abastecem o carro a alcool e falam que tão ajudando, se quisesse ajudar mesmo iria andar de onibus, metro e bicicleta. Enfim, bem legal teu blog Sara, espero discutir mais contigo por aqui, no bom sentido claro =p.

    ResponderExcluir