quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Marcos, o frentista solidário.

Meu pai tem um posto de gasolina no Ceará. Como vim passar as férias no estado, resolvi ajudar no posto alguns dias, passando cartão e abastecendo carro quando necessário.

No posto, papai oferece café expresso para os clientes. Sim, mesmo nesse calor do Ceará as pessoas adoram tomar um café. O problema é que algumas pessoas costumam passar aqui no posto pra tomar um cafezinho, mesmo não sendo clientes.

Quando é uma vez ou outra, não tem problema. A questão é que se abrirmos uma exceção para alguém, esse alguém fica mal acostumado. Comentando isso com meu pai, ele me contou uma história que ocorreu no posto com um antigo frentista.

O Marcos, antigo frentista lá do posto, deixava que pessoas da região fossem lá pegar café. Essas pessoas, pouco satisfeitas, não se contentavam em pegar o copinho de plástico oferecido pelo posto. Elas simplesmente levavam seus copos maiores de casa.

Meu pai, vendo o que estava acontecendo, foi falar com o Marcos e dizer que aquilo não era permitido. Marcos, muito filantrópico, retrucou:

-Mas dá pra negar café pra essa gente?

Ora, meu amigo, se ele tem pena, que mande a esposa dele fazer café com a própria renda, coloque em dez garrafas térmicas e saia oferecendo pra todo mundo.

Fazer caridade com o dinheiro alheio é muito cômodo. Marcos e Governo que o digam. Qualquer semelhança, mera coincidência.

4 comentários:

  1. Hospitalidade é importante, mas bom senso e respeito são fundamentais! Muito bom o texto, como sempre...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Tinha alguns aproveitadores que ainda levavam pão, pode? Tem toda razão Saroca, é fácil ser generoso com o dinheiro alheio.

    ResponderExcluir
  3. Fazer caridade com o dinheiro dos outros é fácil, o engraçado é que essas pessoas que gostam disso são as primeiras que não querem fazer com seu próprio dinheiro. Pura palhaçada!

    ResponderExcluir
  4. É,uma maneira bem humorada de tratar de uma atitude inconvêniente.A analogia com o Governo foi ótima!!!

    ResponderExcluir