domingo, 8 de novembro de 2009

Você é um Bom Administrador?


Se você é o tipo de pessoa que pensa que sem você seu negócio não anda, reveja a forma com que seus negócios são administrados e como seus colaboradores são liderados.

Um bom administrador não fica com todos os afazeres para si, ele delega. Para delegar, um bom administrador não deve ter medo de contratar alguém mais inteligente que si, pelo contrário, deve ter humildade o suficiente para saber que outra pessoa é melhor do que ele em certa área e contratá-lo. Contratando-o, valorize-o. As pessoas gostam de se sentir importantes, não custa nada elogiar.

Transparência é fundamental. Faça reuniões periódicas, estabeleça metas e analise os meios para alcançá-las, dê satisfação de cada ação sua para todos, mostre suas conquistas, isso motiva as pessoas ao redor a terem suas prioridades para com a empresa também.

Trabalho em equipe é fundamental. Dê todas as funções a uma única pessoa, e ela fará tudo e não fará nada. Delegue as funções a cada pessoa de acordo com sua especialidade, e todos farão um pouco que, junto, será tudo.

Falando dos negócios, do financeiro, há aqueles que se empolgam muito com o resultado do final do mês e acham que podem gastar o dinheiro da empresa, como se fossem recuperar tudo no outro mês sem problemas.

Muita calma nessa hora. Nem todo empreendimento possui um lucro linear, constante. Muitos sofrem com a sazonalidade, portanto, na época de vacas gordas, não esbanje. Guarde, invista. Dessa forma, quando chegarem os dias de vacas magras, você não precisará ficar louco atrás de uma forma milagrosa para obter lucro.

Você não sabe se é um bom administrador? Então pergunte a si mesmo: se eu morrer hoje, meu negócio permanecerá funcionando bem? Se a resposta for ‘não’, então busque ajuda. Você pode saber administrar, mas não sabe delegar. E bons administradores delegam.

2 comentários:

  1. Empresas que se resumem a uma grande autoridade podem até funcionar quando esta autoridade tiver disposição para fazer as coisas, mas é só ela ter uma doença, se aposentar ou algo do tipo, o que inevitavelmente acontecerá cedo ou tarde, que a empresa vai por água a baixo.

    Fazendo um comentário econômico sobre a questão da transparência e trabalho em equipe, é impossível, por mais informação que o administrador tenha, ter todas as informações sobre coisas dentro e fora da empresa.

    Por isso que ele deve criar um ambiente em que todos os funcionários possam dar sua contribuição, pois mesmo que cada um com uma pequena partícula do conhecimento total, todos unidos vão melhorar muito o potencial de empreendimento da empresa.

    De resto, acho que não tenho nada a acrescentar.

    Muito bom o texto, Sara! Espero que você continue fazendo esse ótimo trabalho no blog.

    Xeru!

    ResponderExcluir
  2. É por não saber delegar e fazer transições que empreendimentos espetaculares sucumbem quando o empreendedor morre e os filhos ou netos assumem.

    Bom texto.

    ResponderExcluir