sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Porto Alegre: a minha cidade maravilhosa!

Estou a quase um mês da minha formatura e muitas coisas no RS vão me fazer falta. Uma delas são minhas viagens a Porto Alegre. Muita gente não entende o motivo do meu amor pela capital; em contrapartida, juro que não compreendo como alguém pode questionar isso. Basta passar um fim de semana em Porto Alegre pra você se fascinar e se sentir completamente atraído pela cidade.

Sempre gostei de cidades grandes, mas o meu amor por elas só floresceu agora, morando na pequena cidade de Canela por dois anos. Não quero desmerecer a região, ela é linda e cheia de atrativos turísticos, com uma população super simpática e uma natureza incrível. Poderia viver aqui tranquilamente devido à minha facilidade de adaptação, mas se dissesse que é a cidade ideal para mim, estaria mentindo.

São muitos os motivos que me fazem amar Porto Alegre e ter uma vontade enorme de morar lá. A capital oferece várias opções culturais, exposições de artes, pinturas, fotografias, além de declamações de poemas e poesias. Lembro da primeira vez que fui a PoA e em um único final de semana, visitamos três exposições, uma no MARGS, sobre a França no Brasil,  uma de fotografias no Santander Cultural e outra de artes plásticas, onde bati foto com alguns poemas do meu amado Vinícius de Moraes escritos em vidro.

Casa de Cultura Mário Quintana
Nesse mesmo final de semana, tinha peça de teatro para o público infantil na Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ). Ela também oferece outras programações ótimas para todos os gostos: cinema, dança, teatro... Infelizmente alguns desses eventos acontecem durante a semana, por isso não tivemos a oportunidade de assisti-los.

Bem em cima da CCMQ tem um local interessantíssimo pra bater um bom papo, comer bem e com uma música ao vivo (voz e violão) excelente, o Café Santo de Casa, que, pelo nome, já dá até pra imaginar a criatividade no nome das comidas. O cardápio vai desde Multiplicação dos Pães (sanduíches) à Comunhão (pratos feitos).

Como sempre gostei de caminhar pela cidade, principalmente Porto Alegre, adoro ir pra lá e subir a Borges a pé, admirar a arquitetura de várias construções, principalmente a da belíssima Catedral Metropolitana, passar pelo monumento (pichado) de Julio de Castilhos na Praça da Matriz e me deparar com o majestoso Theatro São Pedro que, com o auxílio da Catedral, do Palácio Piratini, do Tribunal da Justiça e da Assembléia Legislativa, cerca toda a Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz).

Terminal Parobé
A Usina do Gasômetro é outra das minhas grandes paixões. Adoro passear por lá nas tardes de sol e depois andar até o Mercado Público, conversar com os sempre divertidos vendedores de frutas do Terminal Parobé, praticar o espanhol com os hippies que vendem colares na Praça da Alfândega (conheci uma hippie paraguaia, que nem em Caxias), escutar alguns artistas tocando violão pelo centro e então descansar no meu insubstituível Subway.

A gastronomia em Porto Alegre é bem variada, com opções para todos os gostos, inclusive vegetarianos e veganos. Na minha cidade natal, Fortaleza, e em praticamente todas as cidades, é possível sim encontrar restaurantes com várias saladas, mas dificilmente existe um restaurante que foque esse público, como é o caso de Porto Alegre. Lá não tem como alguém se sentir excluído por sua preferência culinária, por mais excêntrica que seja.

Sebo em PoA


Andando pelas ruas de Porto Alegre, é impossível não passar por algum dos vários sebos da cidade e comprar pelo menos um livro. Falando em livros, essa semana tem a Feira do Livro na Praça da Alfândega. Ontem tive o prazer de visitar e saí com quatro livros novos, um deles é uma trilogia.


Porto Alegre também sedia vários eventos, feiras e congressos interessantíssimos que, para não fugir do costume, possuem temas diversos, chamando a atenção de públicos diferentes de todos os cantos do Brasil. A capital foi sede do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, Encontro Nacional de Geógrafos, Simpósio Nacional de Estudos Tributários, GrandPrix de Judô, Festival de Teatro de Objetos, V Evento Gastronômico Bar em Bar, além de fóruns como o Fórum Social Mundial, pelo qual não nutro simpatia alguma, e o Fórum da Liberdade. Esse último citado realmente vale a pena participar, porque nele não tem nada de sensacionalismo barato e tampouco fantasia a realidade.


Dia de GreNal. Infelizmente
não foi em PoA
Ainda tem alguns lugares que não fui, mas pretendo visitar antes da formatura, em dezembro, como a tão falada Cidade Baixa, principalmente a Lima e Silva e o Parque Farroupilha. Quero também assistir ao pôr-do-sol no Guaíba e a um jogo no Beira Rio. Pra não matar meu pai do coração, não precisa ser um GreNal, claro.

Além de tudo o que Porto Alegre me propicia quando chego lá, a sensação que tenho quando compro uma passagem Canela-PoA, o sentimento de liberdade, simplesmente não tem preço. A minha felicidade quando chega o dia de viajar, a alegria em pegar minha bolsa, colocar apenas minha máquina fotográfica, um caderninho com a lista do que fazer naquele dia e o meu MP4 pra escutar música durante as duas horas de viagem, são emoções que eu nunca vou esquecer. E não importa o lugar onde estiver, sempre que voltar a Porto Alegre, o meu sorriso vai ficar sempre de uma orelha a outra, porque sei que a cidade vai ter sempre uma novidade me aguardando, porque mesmo que ande pelos mesmos lugares, eles nunca caem no tédio, muito menos na mesmice.

Alguns dizem que quando o sino La Marangona, em Veneza, dobra no exato momento em que alguém chega à cidade, é porque ele tem alma veneziana. Se houvesse um sino desses em Porto Alegre, tenho certeza de que ele tocaria pra mim. Nasci em Fortaleza, mas minha alma será eternamente porto alegrense!
Fim de tarde na Usina do Gasômetro. Adoro!


4 comentários:

  1. Saroca!
    POA é uma cidade maravilhosa mesmo! Estou com saudades de nossas viagens pra lá!!
    Beijos, natinha!

    ResponderExcluir
  2. Saraaaa!!
    Que bom que vc adora POA Tanto quanto quem vive e nasceu aqui!
    Pois eu conheço algumas cidades do mundo mas não troco pela minha amada e querida Porto Alegre que sempre estará no meu coração!!!
    Como você mesmo bem disse, a cidade de POA acolhe bem a todos que aqui visitam e prega a a felicidade na diversidade!
    O espirito de adaptação do ser humano é incrivel mas o amor a gente não escolhe e, POA é a cidade que eu amo e escolhi pra viver.
    E podes crer que sempre serás bem vinda a POA, tu e todas as pessoas que quiserem aparecer.
    E citando Cleiton e Cleidyr: "Deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre e tal..."
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. A capital do RS deveria se chamar "GRÊMIO".

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de conhecer POA e você falando assim me faz querer conhecer looogo.

    ResponderExcluir