segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Estado Laico?!

Enquanto estava de férias em Fortaleza, minha cidade natal, passei em frente à reconstrução do Seminário da Prainha e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Logo à frente da obra é possível avistar um grande painel com a propaganda do governo do Estado, o que me deixou logo interessada, não pelo fato de gostar do governo e de suas atividades “filantrópicas”, mas justamente por repudiá-lo veementemente.



Chama minha atenção o fato de nosso país ser supostamente laico, mas sempre beneficiar a Igreja Católica – não as igrejas cristãs no geral, mas a Católica unicamente. Se vivemos em um país laico, por que não é cada religião por si? Igrejas de todas as religiões se sustentam com o financiamento dos próprios fiéis, por que, então, com a Igreja Católica seria diferente? Por que ela tem que sobreviver à custa de todos os cidadãos, através dos impostos pagos, sem importar a religião que seguem ou não seguem?

Se isso é patrimônio histórico, pouco me importa. Os interessados em viver em museus que paguem pela reforma com o dinheiro do próprio bolso e não com dinheiro que de mim é roubado através dos impostos.

Só pra finalizar, o governo, como bem exposto em seu painel, gastará R$ 820.418,71 na reconstrução. Cheirinho de desvio de verba no ar??

E viva nós, os trouxas, que sustentamos essa palhaçada!

5 comentários:

  1. O pior é que provavelmente a justificativa seja a preservação do patrimônio histórico cultural. Pô, uma igrejazinha feia dessas...

    ResponderExcluir
  2. A propósito, dá uma olhada nisso:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u660688.shtml

    ResponderExcluir
  3. É uma das desculpas sim. O pior é que turistas nem visitam esse local. Geralmente vão pra lá só por causa das lojas de roupas e sapatos super baratas que ficam nos arredores.

    ResponderExcluir
  4. Eles estão mais do que corretos, se o governo não intervir o mercado vai acabar com todo o patrimônio cultural e transformar tudo em cultura de massa. Como aconteceu no absurdo de derrubarem o Castelo do Drácula para construir um hotel. =P

    ResponderExcluir
  5. Quase tudo no Brasil não passa da folha de papel, o suposto estado Laico é uma brincadeira, o capitalismo aqui é uma brincadeira, a lei então, nem se fala! Parabéns pelo Pst... muito bom!

    ResponderExcluir