terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A Imagem Que Exportamos


Muitas pessoas ficaram indignadas com a piada que o ator e comediante Robin Williams fez no programa Late Show, do David Letterman, ao afirmar: “Espero que ela (Oprah) não esteja chateada com as Olimpíadas. Chicago enviou a Oprah e a Michelle. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa”.

Por que as pessoas ficaram indignadas com a piada? Não é com a piada que temos que nos indignar, mas sim com nossa situação atual e com os próprios brasileiros.

O que Robin Williams falou nada mais é do que a imagem que nós criamos, portanto, o culpado somos nós. A partir do momento em que vendemos o Brasil como o país do Carnaval, do samba, da mulata e da caipirinha, não podemos exigir que nos retratem como um local sério ou qualquer outra característica similar.

Será que realmente estamos preocupados com a imagem que temos lá fora? Já pararam pra ver os filmes que produzimos? Quando não falam da favela e do tráfico de drogas no RJ, exibimos um filme sem história, mas repleto de sexo. Porque o brasileiro gosta disso: pouco conteúdo e muita obscenidade.

A verdade dói, mas precisa ser dita. Se quisermos realmente mudar a imagem do Brasil, temos que mudar nossos atos, nossa forma de lidar com os problemas, deixar o “jeitinho” de lado, por fim, mudar o caráter brasileiro, que já é intrínseco ao nosso povo.

O que me deixa realmente revoltada é ver que tanta gente faz um rebuliço tremendo por conta dessa piada, mas quando fica sabendo de corrupção, desvio de dinheiro, aumento de IPTU dentre tantas outras falcatruas governamentais, ninguém faz nada. Todo mundo fica calado, aceitando toda a roubalheira como algo habitual e irreparável.

Robin Williams não tem que ser processado por nada. Onde já se viu alguém ser processado por falar a verdade? Imagino até a manchete do jornal: Robin Williams é processado por faltar com a MENTIRA!

Robin Williams não teria feito essa piada se não tivéssemos propiciado tal cenário. Se alguém tem que ser culpado por isso, esse alguém somos nós.

2 comentários:

  1. Eu estou bastante irritado quando vêm me falar do Robin Williams, o cara não falou nenhuma mentira em relação à imagem do Brasil no exterior e esse povo fica com a choradeira.

    Brasileiro tem o problema de achar que só ele mesmo pode falar do Brasil, quando as outras pessoas vêm falar eles começam a choradeira.

    Foi a mesma coisa com o péssimo filme Turistas e com o episódio em que os Simpsons visitam o Brasil. Nessas horas vemos o ufanismo brasileiro por sua pátria em ação, bizarro.

    Parece aquela mentalidade de irmão que vê o irmãozinho apanhando e pensa:"Sacanagem baterem no meu irmãozinho, só eu posso fazer isso!"

    ResponderExcluir
  2. A piada só passou a ser engraçado quando os tupiniquins se irritaram. Brazucas cooperam até nesse ponto.

    ResponderExcluir